01 Mar 2017

Todo mundo que tem uma casa, um terreno ou um apartamento está obrigado a declarar o imóvel no IRPF?

Não. Uma das condições que obrigada o contribuinte a declarar é ter posse de imóvel de valor superior a 300 mil.

 

É possível atualizar o preço diante de uma possível valorização do mercado?

Não, o contribuinte deve declarar o imóvel sempre pelo seu valor de aquisição, sem atualizar seu preço diante da variação dos índices de inflação ou de eventuais valorizações do mercado.

 

Posso declarar as reformas de meu imóvel?

Sim, as benfeitorias realizadas, como gastos com construção ampliação do imóvel, reparos em azulejos, pinturas, paredes, pisos, encanamentos, parte elétrica, devem constar na declaração do IRPF 2017.

 

Sócio de empresa precisa declarar?

Ser sócio de empresa não é mais condição de obrigatoriedade para a entrega da declaração. Mas sim, aconselhamos a entrega da declaração, seja para comprovação de renda para bancos e financeiras, bem como para solicitação de senhas para o e-Cac (Receita Federal), Simples Nacional e outras utilidades.

 

Entreguei a declaração com erros, posso arrumar?

Sim! O nome é declaração retificadora. Você tem até 5 anos para fazer.

 

Faço minha declaração em conjunto ou separado?

Aconselhamos que o contribuinte primeiro preencha a declaração em conjunto, declarando rendimentos, bens, direitos, dívidas e despesas em comum. Então, verifica-se se há restituição ou imposto a pagar.

Depois, exclui-se o cônjuge como dependente e verifica-se novamente se a situação melhora: mais restituição ou menos imposto a pagar. Só então decide-se qual é a melhor forma.

 

Posso deduzir remédios?

Não, a menos que estes medicamentos integrem a conta do hospital.

Postar um comentário